08/06/2016 | Nós, como igreja, através da superestimação do entretenimento e até mesmo da bajulação, estamos educando nossos jovens a serem imaturos, irrelevantes, infantis, descompromissados com Deus...

Por que a juventude cristã é tão infantil? - por Lucas Freitas

Nós, como igreja, através da superestimação do entretenimento e até mesmo da bajulação, estamos educando nossos jovens a serem imaturos, irrelevantes, infantis, descompromissados com Deus e Sua palavra, e a terem uma percepção da realidade da vida cristã um tanto quanto fantasiosa e por que não, banal.
Grande parte da liderança cristã passou a acreditar e a ensinar que a relação entre Deus e o homem é algo pautado na busca de sensações, emoções, bênçãos individuais, diversão, relacionamentos e prazeres temporais. O importante hoje é a promoção de um ambiente ‘cool’ para chamar a atenção do jovem e segurá-lo na igreja custe o que custar.
Para tanto, negocia-se a mensagem, a forma de culto, o conteúdo das músicas, a centralidade de Cristo, e tudo mais que possa compor a experiência da pessoa que estará presente na igreja. O problema é que quando subestimamos a eficiência da pregação da mensagem do evangelho e passamos a buscar complementos que, supostamente, venham suprir as expectativas daqueles que frequentarão nossos cultos, estamos assumindo, ainda que inconscientemente, a insuficiência da cruz de Cristo para redenção de todas as necessidades da vida humana.
 
Fazendo mal na ilusão que estão fazendo o bem
 
Atualmente, inúmeras são as iniciativas por parte das igrejas de se reproduzir dentro de suas quatro paredes, programas outrora considerados ‘mundanos’. É possível se encontrar baladas, festas, música eletrônica, raves, filmes, comilança, danças e uma infinidade de artimanhas que, para poderem ser colocadas em prática com a consciência limpa, vêm devidamente aprovadas com o ‘selo gospel de qualidade’.
Estas iniciativas, a priori, podem parecer saudáveis, mas no fundo são tentativas de proteger a juventude do embate com o mundo real. Ao invés de estarmos forjando homens e mulheres a partir do evangelho bíblico, que terão consistência e capacidade para enfrentar os difíceis desafios que encontrarão na realidade da vida, estamos, infelizmente, cooperando para a produção e promoção de uma subcultura autocentrada, que não tem poder real de influência algum dentro da sociedade, e que gera pessoas que sabem viver apenas em seu próprio gueto, aspecto este completamente contrário a universalidade da fé cristã histórica.
 
Por quê?
 
Raras são as igrejas que incentivam os estudos, o aprofundamento teológico e filosófico, que indicam boa literatura e promovem discussões realmente relevantes para o público jovem cristão. Enquanto isso, em outros ambientes secularizados da sociedade como universidades, cursinhos e movimentos estudantis, jovens acumulam alto volume de leitura de autores ateus como Marx, Engels, Nietzsche, Gramsci, Freud, e a mais recente safra de neoateístas, que embora sejam muito mal aceitos na academia, têm balançado a fé de muita gente, como Christopher Hitchens, Sam Harris, Richard Dawkings e Daniel Dannett.    
Esse tipo de prática atrasada da igreja resulta, por exemplo, na debandada de inúmeros jovens cristãos quando chegam à universidade. Como eles nunca foram alimentados consistentemente e seus pastores e líderes nunca se preocuparam em lhes apresentar as grandes questões da vida a partir do prisma da fé cristã histórica, eles se rendem à primeira ideologia que lhes parece mais interessante e rompem quase que de uma vez por todas com toda aquela cortina de fumaça religiosa que habitava suas mentes.
É grave admitir, mas por que tanta gente dentro da igreja é irresponsável, é desorganizada, é displicente, tem senso estético pobre? Por que tanta gente trai, por que nossos políticos são os mais ausentes da câmara federal e nossos artistas sofrem preconceito dentro de suas comunidades quando cantam, pintam ou escrevem algo que não seja gospel?
Quando foi a última programação que você participou que incentivou a juventude cristã a pensar a ciência como sendo parte do senhorio de Cristo sobre todas as coisas, a fim de oferecer a comunidade científica contrapontos teóricos e técnicos fundamentados na fé cristã? Quando foi que incentivamos nossos estudantes de direito a lutarem por leis mais justas? E nossa reflexão política diante da infinidade de acontecimentos que tem sacudido a nossa república, a quantas anda? Quando foi a última vez que promovemos dentro de nossas igrejas, conversas, encabeçadas por especialistas cristãos, sobre homossexualidade, ideologia de gênero, perseguição dos cristãos no oriente médio ou a influência da psicologia no pensamento cristão do século XXI? Onde estão nossos professores que não se renderam ao ensino de ideologias anticristãs em sala de aula? Poderíamos enumerar uma imensidão de outras atividades, mas gostaria de perguntar algo ainda mais central: onde estão nossos pastores comprometidos e submetidos ao ensino fiel das Escrituras Sagradas? Enfim, por que o número de evangélicos é cada vez maior, mas ainda não conseguimos perceber nenhuma mudança real na atuação da igreja no Brasil?
 
Repensando o caminho
 
Todas as situações apontadas acima se devem, em grande parte, a falha da liderança da igreja na educação dos cristãos, principalmente quando ainda são jovens. Ao contrário do que muitos podem pensar, as atividades promovidas pela igreja não são intrinsecamente boas, elas podem muito bem ser destrutivas, negativas, mundanas e defraudarem a mensagem e abrangência do evangelho. Não podemos continuar incentivando a alienação e a busca desenfreada por entretenimento nas atividades que promovemos.
É momento de arrependimento, de busca por maturidade, de repensarmos as nossas bases teológicas e filosóficas. É momento de voltarmo-nos de todo coração a um compromisso firme com Cristo Jesus e sua Palavra. Blindar a juventude com ‘atividades legais’ dentro da igreja não é o caminho, nossa fé histórica exige que nossa proposta para o mundo vá muito além disso.
A igreja cristã não deve ensinar seus jovens a relativizarem o estudo e o aprendizado de boa teologia. A igreja cristã não deve subestimar o potencial de seus próprios jovens ensinando-os a subestimarem a mensagem genuína do evangelho de Cristo substituindo-a por crendices e métodos mundanos a fim de promover bem-estar e distração para gente que não está preocupada com mudança de vida, muito menos com a glória de Deus. Pelo contrário, com os pés fundamentados na rocha, a igreja deve andar na verdade que redime o pecado e promove transformação efetiva do coração do homem. Só assim estaremos contribuindo, de fato, para o crescimento, formação e fortalecimento da nossa juventude tão carente de referenciais, o que culminará inevitavelmente numa concreta sinalização do Reino de Deus nos mais diversos campos da nossa existência. Seja Cristo, nossa forca, nossa única esperança.
Que Deus nos alcance!
 
FONTE: pulpitocristao.com  
Título original: Por que estamos infantilizando nossos jovens? - por Lucas Freitas 
Fonte original: minhavidacrista.com
Voltar
LEIA MAIS
 
08/08/2013
Esperança para os Homossexuais - Por John MacArthur
________________________
09/08/2013
A figura do pastor profissional uma realidade de nossos dias - Por Márcio Jones
________________________
09/08/2013
Não me chamem de Bispo!!! - por John Wesley
________________________
09/08/2013
O Amor às Ovelhas ou o Dinheiro Delas? - por Richard Baxter
________________________
17/08/2013
Stand up Gospel, Uma nova forma de pregação - por Renato Vargens
________________________
19/08/2013
A Palavra Shekinah está mesmo na Bíblia? - Por Marcelo de Oliveira
________________________
21/08/2013
Crer em Deus Não é Prova de Salvação - por Jonathan Edwards
________________________
30/08/2013
Onde Estão Os Elias De Deus? - por Leonard Ravenhill
________________________
04/09/2013
Como assim, \"não toqueis no ungido do Senhor...\"?! - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
06/09/2013
Evangelho não em Palavras mas em Poder - por Robert Murray M\'Cheyne
________________________
09/09/2013
O Poder da Oração - por David Wilkerson
________________________
11/09/2013
A Coisa mais Importante no Mundo é ser Salvo - por John Piper
________________________
17/09/2013
Unção com óleo - por Zilton Alencar
________________________
20/09/2013
Uma palavra aos Jovens - por Paul Washer
________________________
21/09/2013
Dois sinais claros da autenticidade de seu cristianismo - por Jonathan Edwards
________________________
25/09/2013
A Velha e Nova Cruz - por A. W. Tozer
________________________
02/10/2013
A verdadeira fé Persevera – por Jonathan Edwards
________________________
09/10/2013
Distorcendo a Missão da Igreja - por John MacArthur
________________________
16/10/2013
10 Características de um falso Profeta - por Renato Vargens
________________________
17/10/2013
Verdades Fundamentais – por David Brainerd
________________________
17/10/2013
Como vencer as tentações - por David Wilkerson
________________________
23/10/2013
Verdadeiro Amor a Cristo! - por C. H. Spurgeon
________________________
24/10/2013
O Cajado do Peregrino - por Robert Murray M\'Cheyne
________________________
28/10/2013
7 Características de Falsos Mestres - por Thomas Brooks
________________________
30/10/2013
Em tempos de desânimo - por David Wilkerson
________________________
31/10/2013
Lutero, Bunyan, a Bíblia e o Sofrimento - por John Piper
________________________
05/11/2013
A beleza da santidade - por Arthur W. Pink
________________________
05/11/2013
Crentes Incrédulos - por Leonard Ravenhill
________________________
13/11/2013
O Coração Quebrantado - por Robert Murray McCheyne
________________________
13/11/2013
Creia na Palavra Dele - por David Wilkerson
________________________
16/11/2013
Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro – por Thomas Watson
________________________
20/11/2013
O que é Santidade? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
01/12/2013
A Incapacidade de Vir a Cristo – por Robert Murray M´Cheyne
________________________
01/12/2013
Quem Dizem Que Eu Sou? – por John MacArthur
________________________
03/12/2013
Pintemos Um Noite Escura – por Paul David Washer
________________________
07/12/2013
Amor Que é Verdadeiro – por John Bunyan
________________________
07/12/2013
Aplicação do Amor a Cristo – por John Flavel
________________________
12/12/2013
Entregue à Morte - por David Wilkerson
________________________
12/12/2013
Fé Salvadora - por Arthur W. Pink
________________________
13/12/2013
Avivamento Infelizmente, ainda não. - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
16/12/2013
Importa-vos nascer de novo (João 3.7) - por Thomas Boston
________________________
19/12/2013
Lutar pela verdade é preciso - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
23/12/2013
Não Conhecemos o Evangelho de Jesus Cristo - por Paul Washer
________________________
26/12/2013
Falsos mestres não são os únicos vilões - por Paul Washer
________________________
01/01/2014
Sete dicas preciosas para um Marido fazer sua Esposa mais feliz - por Renato Vargens
________________________
04/01/2014
Por que as campanhas e correntes evangélicas são prejudiciais à fé cristã e, sobretudo, antibíblicas? - por Leonardo Dâmaso
________________________
08/01/2014
A Loucura do Evangelho ou as Loucuras dos Evangélicos? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
17/01/2014
Precisamos De Unção Nos Púlpitos E Ação Nos Bancos - por Leonard Ravenhill
________________________
24/01/2014
Uma mistura de barro, sujeira e corrupção - por Thomas Vincent
________________________
27/01/2014
Aí Então o Senhor Virá! - por David Wilkerson
________________________
04/02/2014
Geração De Davi? Ora, Não Me Faça Rir - por Zilton Alencar
________________________
11/02/2014
Como Reconhecer uma Seita? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
17/02/2014
Cachorro mordido por pastor tem medo de pastor - por Walter McAlister
________________________
21/02/2014
Cobertura espiritual, isso é bíblico? - por Thomas Magnum
________________________
23/02/2014
Pregação Chocante (Transcrita) – por Paul Washer
________________________
11/03/2014
A vida diária de um apóstolo de verdade. - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
31/03/2014
Nossos Cultos São Verdadeiros? - Por Luiz Fernando R. de Souza
________________________
21/04/2014
Como Estiver A Igreja, Assim Estará O Mundo - por Leonard Ravenhill
________________________
26/05/2014
Libertação, Vitória, Causas Impossíveis, Prosperidade Financeira, "Um culto para as minhas necessidades" - por Robson C. Ortolani
________________________
25/06/2014
Perseguidos Por Causa De Cristo? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
22/07/2014
Jovens Cristãos Contra Verdadeiro Mundanismo - Por Rafael Durand
________________________
18/08/2014
A Beleza de Cristo Mata o Orgulho e Humilha a Alma - Por Jonathan Edwards
________________________
01/09/2014
O Pequeno Rebanho dos Pequenos – por George Whitefield
________________________
22/09/2014
Então você quer pecar, certo? - por Tim Challies
________________________
25/09/2014
Preparando Meu Coração Para Aquele Dia - Por George Muller
________________________
28/10/2014
Precisamos Novamente de Homens de Deus - Por A. W. Tozer
________________________
03/11/2014
O Batismo de Crentes é o Único Batismo Bíblico e Verdadeiro! - Por C. H. Spurgeon
________________________
25/11/2014
Busque A Deus De Todo o Seu Coração - Por Bob Jennings
________________________
22/12/2014
A Santificação não é Opcional – por Martyn Lloyd-Jones
________________________
29/12/2014
Sem Nova Natureza Emoções Religiosas não são Espirituais – por Jonathan Edwards
________________________
07/01/2015
O Verdadeiro Testemunho Cristão - Por Ruy Cavalcante
________________________
19/01/2015
A Ostentação Gospel e o Estilo De Vida Proposto Por Cristo - Por Antognoni Misael
________________________
09/02/2015
A adoração em sua igreja é mais pagã do que cristã? - Por Todd Pruitt
________________________
17/03/2015
O Efeito do Pecado - Paulo Junior
________________________
15/04/2015
Seguindo a Deus de perto - A. W. Tozer
________________________
25/05/2015
A Fé Ri das Impossibilidades - por Leonard Ravenhill
________________________
17/06/2015
Apascentando Ovelhas ou Entretendo Bodes? – por Charles Spurgeon
________________________
26/06/2015
Devemos ou não expor os falsos mestres da teologia da prosperidade? - Por Joaquim de Andrade
________________________
17/07/2015
Custará Tudo a Você - por Steve Lawson
________________________
30/07/2015
A Igreja de Cristo é Uma Só - Paul David Washer
________________________
21/08/2015
Meditando sobre o céu - por Richard Baxter
________________________
07/09/2015
Arrependimento é Deixar o Pecado por - D. L. Moody
________________________
21/09/2015
Condene o Falso Ensino – por M. Lloyd-Jones
________________________
13/10/2015
Avivamento – Paulo Junior
________________________
02/11/2015
A Frieza com as Almas - por Richard Baxter
________________________
23/11/2015
Entusiasmo no Louvor não é Sinal de Conversão – por Jonathan Edwards
________________________
07/12/2015
O Entretenimento na igreja é uma lepra - por C. H. Spurgeon
________________________
21/12/2015
Cristianismo incomparável entre as religiões - por Bob Jennings
________________________
30/12/2015
O Que é Orar em Nome de Jesus? - Por John Bunyan
________________________
05/01/2016
A Diferença - Por Paris Reidhead
________________________
15/01/2016
A Maldição do Homem Moderno - Por A.W. Tozer
________________________
27/01/2016
Sexo Cristão - C. S. Lewis
________________________
19/02/2016
O que está errado com a teologia da prosperidade? – por Augustus Nicodemus
________________________
29/02/2016
A Cruz é Algo Radical - Por A. W. Tozer
________________________
08/03/2016
Me Pareço com “ELE”? – Paulo Junior
________________________
16/03/2016
A Presença Perdida de Deus - Por Martyn Lloyd Jones
________________________
21/03/2016
Trabalhadores Cristãos - Por A. W. Pink
________________________
06/04/2016
Como se conduzir na Caminhada Cristã – por Jonathan Edwards
________________________
18/04/2016
Mercado Gospel – por Paulo Junior
________________________
06/05/2016
“Eu quero ser salvo!” Então venha, não espere! - por Tim Conway
________________________
17/05/2016
Orando em Secreto - Por David Wilkerson
________________________
08/06/2016
Por que a juventude cristã é tão infantil? - por Lucas Freitas
________________________
19/06/2016
Devemos dar dízimo e ofertas ou só ofertas? - por Robson Ortolani
________________________
16/07/2016
O Louvor Liberta? - Por Antognoni Misael
________________________
03/08/2016
Quatro Razões para Buscar a Deus Apaixonadamente - Por John Piper
________________________
08/08/2016
Como Passar o Dia com Deus - por Richard Baxter
________________________
21/08/2016
A Videira e os Ramos - por Paul Washer
________________________
15/09/2016
A Igreja Evangélica Brasileira Está Crescendo…Mas, Será que Esse Crescimento é Saudável? - Paulo Junior
________________________
27/10/2016
Poder do Alto - Por Charles Finney
________________________
18/12/2016
07 Tipos de canções que não devemos cantar em nossas igrejas - por Renato Vargens
________________________
10/01/2017
Como você se sentiria se os seus Pensamentos fossem mostrados pela TV em rede nacional? - Kevin Williams
________________________
14/01/2017
Batismo ou Cristo? - por Charles Leiter
________________________
 
Ver todas



Gostou? Então compartilhe: